Huberto Rohden - Monismo e Universalismo

"Não faças nunca depender a tua felicidade de algo que não dependa de ti." Huberto Rohden 

O ilustre pensador brasileiro Huberto Rohden foi teólogo, educador e filósofo, nasceu em são Ludgero em 1893. É um dos precursores do espiritualismo universalista no Brasil e escreveu mais de uma centena de obras que tratam de temáticas espirituais e abordagens espiritualistas de questões ligadas a Filosofia, com ênfase no autoconhecimento, autoeducação e a autorrealização. Sua obra possui uma característica peculiar em seus maravilhosos textos filosóficos: a arte de escrever com profundidade aos leitores dos mais diversos credos e das mais variadas correntes filosóficas. Ele transcende todas as horizontalidades do pensamento analítico e alcança voos longínquos da verticalidade intuitiva.  

Em seus livros Rohden demonstra harmoniosamente os conceitos do monismo proposto pela filosofia univérsica. Monismo é um ideia presente nos grandes mestres da humanidade onde Deus é ao mesmo tempo transcendente e imanente em todas as suas manifestações. Imanente porque existe dentro do ser, é inseparável dele, Deus permeia todas as criaturas, tanto os seres animados como os inanimados. Está nos minerais, vegetais e animais dos mais inferiores aos superiores. Está também nas almas que habitam os corpos. É transcendente porque também está fora do indivíduo, indo além dos limites da criação. Como bem definiu Spinoza: “Deus é a alma do Universo e o Universo é o corpo de Deus” – as criaturas integram esta grande alma. Jesus disse: “O reino de Deus está dentro de vós, é um tesouro oculto” e “Eu e o Pai somos um(imanência) , mas o Pai é maior do que eu (transcendência)”. Einstein, com quem Rohden convive nos EUA, enumera três representantes do monismo: Demócrito, Francisco de Assis e Spinoza: um pagão, um cristão e um judeu – dizendo que eles são irmãos na fé. 

É importante lembrar que no monismo as forças positivas e as negativas não são contrárias, elas são complementares. Para entender melhor este assunto é bom ler o livro - Tao te King de Lao-Tse. Inclusive há uma tradução com comentários de Huberto Rohden deste livro. 

H.R. foi um dos poucos pensadores do Brasil que conseguiu produzir um corpo de conhecimento filosófico complementar entre a concepção da mentalidade espiritual ocidental e a oriental. Tratando de temas como o Brahmanismo, Hinduísmo, Cristianismo, Taoísmo, Filosofia, Felicidade, dentre muitos outros, expõe a necessidade do Homem conhecer a si mesmo, reconhecer o Ser que está "dentro de si mesmo", O Ser que está em um corpo físico, emocional e mental. Noções sobre ego e alma, Atman e Aham, Brahman e Brahma, dentre outras estão constantemente presentes em sua obra.
Por fim, segue abaixo transcrito um trecho do Livro "O Espírito da Filosofia Oriental":                                                                                                                                     
"Real é somente aquilo que não teve princípio nem terá fim, aquilo que é, além de tempo e espaço. Real é aquilo que é eterno, infinito, universal, absoluto. Real, portanto, é somente o SER, a ESSÊNCIA, que as religiões chama Deus, Brahman, Yahveh, Tao, ou que outro nome se dê ao Anônimo, que também faz-se presente dentro do homem".                                                       
Link com diversas palestras em áudio de Huberto Rohden:http://www.4shared.com/dir/16329365/8a26a621/Palestras_Huberto_Rohden.html
Marcos Abrão Marcello

0 comentários:

Postar um comentário